Índice
Não cometa estes 5 erros em seu controle de caixa!
Você tem problema em fechar as contas no azul? Talvez seja resultado de uma má eficiência no seu controle de caixa! Saiba mais em nosso artigo!
O Controle de caixa é uma das ações essenciais para manter a saúde financeira de uma empresa estável.
Com a análise e avaliação precisa do controle de caixa, o empresário consegue monitorar perfeitamente o fluxo de dinheiro de sua empresa.
Por isso esta ação é essencial, pois qualquer equívoco, erro ou imprudência, o empresário pode acabar tendo dificuldades para honrar seus compromissos ou até mesmo tendo que acabar fechando sua empresa e encerrando suas atividades.
Diante disso, resolvemos escrever este artigo sobre o controle de caixa, qual a sua importância, erros que você não deve cometer e como realizá-lo com eficiência e corretamente. Confira!
O que é controle de caixa?
O controle de caixa, nada mais é do que a gestão e monitoramento de todas as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa.
Com o controle de caixa, você terá uma administração mais eficiente de todas as transações financeiras do seu comércio.
Possuindo esse controle, todas as suas transações financeiras ficaram registradas, assim evitando erros, perdas e fraudes.
Com isso, o controle de caixa garante a transparência da sua empresa e te fornece a situação financeira de maneira exata.
O controle de caixa é fundamental para sua empresa ter sucesso e conseguir manter sua saúde financeira estável, pois possuindo esse controle, suas tomadas de decisões serão mais certeiras.
Os principais erros cometidos no controle de caixa:
-
Deixar de registrar transações:
Para o controle de caixa se manter correto, é necessário realizar o registro de todas as transações financeiras que ocorrem em sua empresa, sejam elas de vendas ou despesas, para evitar ter um descontrole financeiro no futuro.
-
Misturar suas financias pessoais com as da empresa:
Esse é o erro mais comum, por isso é fundamental fazer duas contas bancárias, uma para sua empresa e outra para sua vida pessoal.
-
Deixar de realizar a reconciliação bancária:
Neste processo é quando você deixa de comparar as transações registradas no livro-caixa, com as transações realizadas no banco.
-
Não possuir um fundo de reserva adequado:
Não possuir um fundo de reserva adequado, é extremamente perigoso, pois com esse fundo de reserva bancário, você poderá lidar com algumas despesas que não estavam no seu planejamento, ou até então ajudar a sua empresa a se reerguer de dificuldades financeiras.
-
Omitir a análise dos resultados:
Deixar de ligar para os resultados financeiros da sua empresa, é um erro gravíssimo, pois como citado anteriormente, é extremamente importante você manter as análises em dia, a fim de evitar um problema financeiro e perdas indesejadas.
Então sempre tire um tempo para analisar seus resultados.
Saiba mais em:
- Controle de gastos: saiba como fazer para sua empresa
- Como montar e analisar um fluxo de caixa 100% efetivo para sua empresa – fuja do prejuízo
- O regime de caixa de Lucro Presumido é para você? Entenda!
Como realizar o controle de caixa?
Para conseguir manter este controle de caixa, é necessário um livro-caixa físico ou digital através de aplicativos, ou softwares especialmente para gestões financeiras.
Nestas anotações estarão presentes todas as informações, como entrada e saída de dinheiro, data, descrição da receita ou despesa e o valor envolvido.
Como facilitar o meu controle de caixa?
Nós da NFP Contabilidade temos o intuito de facilitar e potencializar o crescimento da sua empresa!
Com mais de 34 anos no mercado, contamos com os funcionários mais capacitados e eficientes no mercado para te auxiliar a como ter o controle de caixa eficiente.
Segurança e credibilidade é nosso fator-chave para qualidade de atendimento.
Quer facilitar seu controle de caixa? Entre em contato conosco!
Quero ter um controle de caixa eficiente!