Evite problemas na folha de pagamento de seus funcionários

Evite Problemas Na Folha De Pagamento De Seus Funcionarios Blog - NFP Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Contar com a ajuda de funcionários é essencial para o crescimento de qualquer negócio. Porém, os trâmites burocráticos para contratação e pagamento desses profissionais pode ser desafiador, não é? Por isso, a folha de pagamento se torna um assunto delicado para muitos empresários.

Os problemas na folha de pagamento podem gerar multas, juros, processos trabalhistas e outras penalidades. Além disso, também pode afastar bons talentos que trabalham com você.

A fim de evitar que isso aconteça na sua empresa, vamos analisar os principais problemas na folha de pagamento de seus funcionários. Confira!

5 problemas na folha de pagamento de seus funcionários

1. Cálculo equivocado das horas extras

Um dos principais problemas na folha de pagamento é o cálculo equivocado das horas extras. Apesar de parecer simples registrar o tempo trabalhado a mais pelos seus funcionários, é preciso lembrar das regras nesse cálculo:

  • O adicional de hora extra é de 50%. Ou seja, é preciso multiplicar o valor da hora por 1,5;
  • Nos domingos e feriados, esse adicional é de 100%. Ou seja, o pagamento é o dobro do valor da hora;
  • Das 22h às 5h é preciso pagar um adicional noturno de 20% – e esse valor também altera o cálculo da hora extra. 

2. Falta de controle das horas trabalhadas

O controle das horas trabalhadas pelos funcionários é a base da sua folha de pagamento, certo? É preciso saber exatamente os períodos em que todos os profissionais trabalharam ao longo do mês para o cálculo correto da sua remuneração.

Além disso, é preciso considerar algumas atividades que adicionam uma certa complexidade nesse acompanhamento – como viagens de negócio, treinamentos, trabalho antes ou depois do horário regular, home office, entre outros.

3. Atraso na folha de pagamento

Não há muito o que fazer quando você está atrasado com a folha de pagamento, a não ser dizer “desculpe” aos seus funcionários e certificar-se de não cometer mais erros enquanto corre para agilizar o processo.

Porém, esse é um problema que não pode ocorrer, não é? Além de afetar seu relacionamento com funcionários, pode levar a erros de cálculo e a penalidades trabalhistas ou previdenciárias.

4. Entradas de tempo imprecisas

Entradas de horas imprecisas resultam em horas de trabalho mal calculadas. Isso pode causar vários problemas de folha de pagamento. A melhor maneira de evitar esse tipo de erro é confiar em um sistema que possa rastrear o tempo automaticamente.

5. Não recolher os impostos que incidem sobre a folha de pagamento

Mais do que garantir o pagamento aos funcionários, a folha de pagamento também exerce o papel de destacar os impostos e taxas que devem ser pagos pela empresa. Por isso, é fundamental ficar atento aos recolhimentos devidos – como INSS, FGTS e IR.

Você gostou das dicas para evitar problemas na folha de pagamento? A NFP Contabilidade é uma empresa com mais de 34 anos de experiência que pode ajudá-lo a ter mais segurança no controle da folha de pagamento. Visite nosso site e conheça o nosso trabalho!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Abertura De Empresa Em Jundiaí - NFP Contabilidade

Descubra o Caminho para Abrir sua Empresa em Jundiaí com Sucesso!

Abertura de Empresa em Jundiaí: Guia Completo para Empresários Iniciarem Seus Negócios com Sucesso Descubra como transformar sua ideia em um negócio de sucesso com este guia completo sobre abertura de empresa em Jundiaí, criado para empresários visionários. Empreender é

Terceirização Financeira - NFP Contabilidade

Terceirização Financeira para Empresas: Vantagens e Implementação

Terceirização Financeira para Empresas: Descubra as Vantagens e Como Implementar Eficientemente Descubra como a terceirização financeira pode otimizar a gestão da sua empresa, reduzir custos e permitir que você foque no crescimento do seu negócio. No ambiente dinâmico e competitivo

Recuperação De Crédito Tributário - NFP Contabilidade

Recuperação de Crédito Tributário: Economize e Otimize sua Empresa

Recuperação de Crédito Tributário: Estratégias Essenciais para Empresários Economizarem nos Impostos Descubra como a recuperação de crédito tributário pode transformar os impostos em oportunidades de economia significativa para sua empresa. A recuperação de crédito tributário é uma estratégia crucial que

Isenção Imposto De Renda 2025 - NFP Contabilidade

Isenção Imposto de Renda 2025: Benefícios e Como Aproveitar

Isenção Imposto de Renda 2025: Guia Prático para Empresários Garantirem Benefícios Fiscais para suas Empresas Descubra como sua empresa pode se beneficiar da isenção do Imposto de Renda em 2025 e potencializar seus resultados financeiros com dicas práticas e exclusivas.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O que você precisa saber para realizar um treinamento de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top