MEI Trabalhadores MEI tem novos prazos para pagamentos de tributos

Mei Trabalhadores Mei Tem Novos Prazos Para Pagamentos De Tributos - NFP Contabilidade
m função dos impactos da pandemia da Covid-19, o Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou a prorrogação para pagamento dos tributos pelos MEIs.

Compartilhe nas redes!

Em função dos impactos da pandemia da Covid-19, o Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou a prorrogação para pagamento dos tributos pelos Microempreendedores Individuais (MEI).

A medida foi regulamentada na Resolução CGSN nº 154, publicada no Diário Oficial.

Todos os impostos apurados no Programa Gerador do DAS-MEI (PGMEI) foram prorrogados por 6 meses, tanto o federal (INSS), quanto estadual (ICMS) e municipal (ISS). Os pagamentos de abril, maio e junho passarão para outubro, novembro e dezembro.

Confira como ficou o calendário dos pagamentos:

  • Período de apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril: vencerá em 20 de outubro de 2020;
  • Período de apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio: vencerá em 20 de novembro de 2020;
  • Período de apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho: vencerá em 21 de dezembro de 2020.

Nos meses de outubro, novembro e dezembro, o MEI terá de efetuar pagamento de duas guias distintas.

Para aqueles que tem parcelamento, o vencimento não foi adiado.

De acordo com informações da Receita Federal, o sistema PGMEI já está adaptado aos novos vencimentos. Caso o MEI já tenha emitido os boletins do DAS antes da resolução, eles estarão com os prazos de vencimentos antigos. Neste caso, o Microempreendedor deve acessar o aplicativo e gerar novos DAS.

Declaração

Iniciado em 1º de Janeiro, o prazo para entrega da DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) termina em 30 de junho.  Não deixe para última hora, porque haverá multa.

Essa declaração tem como finalidade informar a Receita tudo que você recebeu através de seu MEI, seja ele de comércio ou serviços.

Muitos acham que por não ter movimentado sua empresa não precisam declarar, mas isso não é verdade. Mesmo se você não teve nenhum rendimento através de seu MEI você deve entregar a declaração, apenas informando a Receita que teve R$ 0,00 de recebimentos.

Em 2020, as regras ficaram ainda mais rígidas. Caso o MEI não entregue sua declaração anual, ele não poderá emitir as contribuições mensais, o DAS.

Caso não pague o DAS o MEI, fica descoberto dos benefícios do INSS, como Auxílio Doença, Auxílio Maternidade e até mesmo prejudica na contagem para a aposentadoria.

Se você abriu seu MEI antes de 31 de Dezembro de 2019 e ainda não entregou sua declaração, não perca mais tempo, faça agora!

Fonte: Jornal Contábil

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como Mudar De Mei Para Me - NFP Contabilidade

Como Mudar de MEI para ME: Guia Completo para Empresários

Como Mudar de MEI para ME: Guia Completo para Empresários Expandirem Seus Negócios com Sucesso Descubra como a transição de MEI para ME pode impulsionar o crescimento do seu negócio, aproveitando vantagens fiscais e operacionais. Aprender como mudar de MEI

Fui Desenquadrado Do Mei - NFP Contabilidade

Fui Desenquadrado do MEI e Agora? Soluções Fiscais Práticas!

Fui Desenquadrado do MEI e Agora? Regularize Sua Situação Já Fui desenquadrado do MEI e agora? Saiba como regularizar sua empresa, manter a conformidade fiscal e evitar prejuízos com ações práticas e seguras. Atenção, empreendedor: você se pegou pensando “Fui

Reforma Tributária E Lucro Presumido - NFP Contabilidade

Reforma Tributária Lucro Presumido: O Que Muda na Sua Empresa

Reforma Tributária Lucro Presumido: Entenda Impactos e Saiba Agir Descubra os impactos da reforma tributária no lucro presumido e aprenda estratégias práticas para otimizar sua carga tributária com orientações especializadas. Como a reforma tributária impacta seu negócio no lucro presumido?

Abertura De Empresa Em Jundiaí - NFP Contabilidade

Descubra o Caminho para Abrir sua Empresa em Jundiaí com Sucesso!

Abertura de Empresa em Jundiaí: Guia Completo para Empresários Iniciarem Seus Negócios com Sucesso Descubra como transformar sua ideia em um negócio de sucesso com este guia completo sobre abertura de empresa em Jundiaí, criado para empresários visionários. Empreender é

Terceirização Financeira - NFP Contabilidade

Terceirização Financeira para Empresas: Vantagens e Implementação

Terceirização Financeira para Empresas: Descubra as Vantagens e Como Implementar Eficientemente Descubra como a terceirização financeira pode otimizar a gestão da sua empresa, reduzir custos e permitir que você foque no crescimento do seu negócio. No ambiente dinâmico e competitivo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O Governo Federal, tomou algumas medidas para injetar dinheiro na…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top