Índice
Contar com a ajuda de funcionários é essencial para o crescimento de qualquer negócio. Porém, os trâmites burocráticos para contratação e pagamento desses profissionais pode ser desafiador, não é? Por isso, a folha de pagamento se torna um assunto delicado para muitos empresários.
Os problemas na folha de pagamento podem gerar multas, juros, processos trabalhistas e outras penalidades. Além disso, também pode afastar bons talentos que trabalham com você.
A fim de evitar que isso aconteça na sua empresa, vamos analisar os principais problemas na folha de pagamento de seus funcionários. Confira!
5 problemas na folha de pagamento de seus funcionários
1. Cálculo equivocado das horas extras
Um dos principais problemas na folha de pagamento é o cálculo equivocado das horas extras. Apesar de parecer simples registrar o tempo trabalhado a mais pelos seus funcionários, é preciso lembrar das regras nesse cálculo:
- O adicional de hora extra é de 50%. Ou seja, é preciso multiplicar o valor da hora por 1,5;
- Nos domingos e feriados, esse adicional é de 100%. Ou seja, o pagamento é o dobro do valor da hora;
- Das 22h às 5h é preciso pagar um adicional noturno de 20% – e esse valor também altera o cálculo da hora extra.
2. Falta de controle das horas trabalhadas
O controle das horas trabalhadas pelos funcionários é a base da sua folha de pagamento, certo? É preciso saber exatamente os períodos em que todos os profissionais trabalharam ao longo do mês para o cálculo correto da sua remuneração.
Além disso, é preciso considerar algumas atividades que adicionam uma certa complexidade nesse acompanhamento – como viagens de negócio, treinamentos, trabalho antes ou depois do horário regular, home office, entre outros.
3. Atraso na folha de pagamento
Não há muito o que fazer quando você está atrasado com a folha de pagamento, a não ser dizer “desculpe” aos seus funcionários e certificar-se de não cometer mais erros enquanto corre para agilizar o processo.
Porém, esse é um problema que não pode ocorrer, não é? Além de afetar seu relacionamento com funcionários, pode levar a erros de cálculo e a penalidades trabalhistas ou previdenciárias.
4. Entradas de tempo imprecisas
Entradas de horas imprecisas resultam em horas de trabalho mal calculadas. Isso pode causar vários problemas de folha de pagamento. A melhor maneira de evitar esse tipo de erro é confiar em um sistema que possa rastrear o tempo automaticamente.
5. Não recolher os impostos que incidem sobre a folha de pagamento
Mais do que garantir o pagamento aos funcionários, a folha de pagamento também exerce o papel de destacar os impostos e taxas que devem ser pagos pela empresa. Por isso, é fundamental ficar atento aos recolhimentos devidos – como INSS, FGTS e IR.
Você gostou das dicas para evitar problemas na folha de pagamento? A NFP Contabilidade é uma empresa com mais de 34 anos de experiência que pode ajudá-lo a ter mais segurança no controle da folha de pagamento. Visite nosso site e conheça o nosso trabalho!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!