Índice
Quer descobrir como montar um fluxo de caixa 100% efetivo para sua empresa?
Saiba agora mesmo como você pode fazer isso com excelência
Uma das maiores causas de quebra de negócios é a falta de conhecimento do gestor com relação às finanças do seu negócio.
Quando você se dá conta, a circunstância fugiu completamente do seu controle e não tem mais como fugir dela.
Vários negócios não fazem controle sobre suas finanças por acreditarem que essa é uma atividade muito complicada e lhes demandará muitos profissionais ou então muito tempo, porém isso não é verdade.
O fluxo de caixa é a ferramenta perfeita para os gestores que procuram agilidade e boa gestão, porque é por meio dela que você consegue controlar tudo o que você recebe e tudo aquilo que você tem de pagar de maneira eficiente.
Quando você consegue ter esse conhecimento, o gestor ou dono da empresa poderá tomar decisões que se baseiam em números, conseguindo tem uma melhor clareza no momento de investir as finanças ganhas ou cortar despesas.
No post de agora você vai entender o que é fluxo de caixa, como você deve usá-lo e quais vantagens ele trás para sua empresa. Confira conosco.
O que é fluxo de caixa?
É uma ferramenta de controle financeiro que possibilita que você veja tudo o que entrou e tudo o que saiu e entrou de dinheiro do seu negócio.
Dessa forma, você consegue entender se você está tendo gastos desnecessários e quais as opções para investir ou não.
Você também consegue acompanhar as receitas, e isso te possibilita entender sobre seu faturamento e traçar objetivos que sejam mais adequados para os meses vindouros.
Leitura sugerida:
- Evite problemas na folha de pagamento de seus funcionários
- O segredo para realizar um treinamento de equipe efetivo
- Certificado digital: tudo o que você precisa saber sobre
Como montar e analisar o fluxo de caixa?
A criação dependerá da sua dedicação e empenho. Ainda que ele seja realizado de maneira automatizada, através de um Software ERP, será necessário alimentar o sistema com dados verdadeiros e novos.
Levantamento de receitas e despesas
A base de um controle de fluxo de caixa efetivo é saber o que está entrando e o que está saindo da sua empresa.
Então você deve levantar os gastos e despesas do momento atual e do futuro.
Classificação das despesas e receitas
Depois de fazer o levantamento é o momento de fazer a divisão das receitas e despesas da empresa, porque além de fazer a organização do relatório, você deve saber onde é o local onde se concentra as entradas e saídas do seu caixa.
Atualização
O fluxo de caixa é um documento que deve ser atualizado de maneira frequente, sendo levado em conta as compras e vendas realizadas, porque a depender do sistema que você use, a atualização pode ocorrer de forma automática.
E, por falar em atualização, clique no link abaixo e conheça as principais notícias da área contábil e administrativas, selecionadas pensando em facilitar seu dia a dia:
Para ter um fluxo de caixa efetivo em seu negócio, conte com a NFP Contabilidade e fuja do prejuízo
Quando se tem uma empresa, a melhor decisão a se tomar no início é contar com a ajuda de uma empresa contábil que resolve seus problemas burocráticos. Clique no botão abaixo e entre em contato conosco.
Preciso de suporte para facilitar a gestão do meu empreendimento